domingo, 25 de setembro de 2011

Os Povos Indígenas no Brasil



Comentário de Rosimário Lima dos Santos:  Antes da chegada dos portugueses no Brasil em 1.500, habitavam o território diversos povos nativos que apresentavam significativa diversidade cultural apesar de possuirem muitos aspectos em comum como, a propriedade coletiva da terra e a prática frequente da guerra. Entre esses povos indígenas, podemos destacar os povos do grupo linguístico Tupi-Guaraní ( formados por povos como os Tupinambá e os Guarani). Estes foram os primeiros a entrar em contato com os europeus pois habitavam boa parte do litoral brasileiro. Entre suas caracteristicas de vida, citamos: Eram extremamente guerreiros, praticavam a antropofagia ou canibalismo e suas relações familiares baseavam-se em laços matrilineares ou patrilineares. O trabalho era apenas uma fonte de sobrevivência pois não tinham interesses em acumular riquezas
 

  

COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: ROSIMÁRIO L. DOS SANTOS


                                                     PLANO DE AULA

TEMA DA AULA: OS  POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
SÉRIE: 6° D
TEMPO DE AULA: 50 min

CONTEÚDO

  • Os tupi
  • Uma sociedade guerreira
  • A vida nas aldeias
  • O artesanato indígena

COMPETÊNCIAS

  • Apresentar as principais características do modo de vida dos índios Tupi.
  • Enfatizar a relação de harmonia e respeito dos povos indígenas com a natureza circundante.

HABILIDADES

  • Compreender os principais aspectos do modo de vida dos índios Tupi.
  • Reconhecer a importância da natureza para os povos indígenas.

METODOLOGIA

A estratégia metodológica tem como objetivo despertar a motivação dos alunos pelo assunto abordado, priorizando-se suas participações nas discussões provocadas no decorrer da aula.
1° momento: Os alunos serão instigados a demonstrar a visão que já possuem a respeito dos índios, a qual será confrontada com as informações trabalhadas pelo professor.
2° momento: O professor fará a abordagem dos conteúdos sobre os índios, ainda de forma dialogada com os alunos.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livro didático, Lousa, pincel atômico, imagens e outros que se fizerem necessários;

AVALIAÇÃO

  • Dar-se-á a partir da observação e participação dos alunos nos debates em sala de aula, considerando-se a maturidade demonstrada em relação ao tema abordado, o interesse e senso críticos apresentados. Serão ainda aplicadas atividades escritas.




  CONTEÚDO DA AULA


A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses.  

Índia
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

A organização social dos índios 


Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios. 
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

Os contatos entre indígenas e portugueses 

contato com os europeus- www.googleimagens.com.br

Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. 
O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.




                              REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANA LÚCIA NEMI/ MURYATAN BARBOSA. Projeto para Viver Juntos- História 7° ano. Editora: SM Edições, 2008

                               

COLEÇÃO HISTÓRIA DO BRASIL. Obra Coletiva Vol. I. Bloch Editores: Rio de Janeiro,   1972

http://www.suapesquisa.com/indios/



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