http://www.colegiosacramentinas.com.br/africa/wp-content/uploads/2009/10/africawoman.jpg |
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: ROSIMÁRIO LIMA DOS SANTOS
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: A ÁFRICA ANTES DOS EUROPEUS
SÉRIE: 6° D
TEMPO DE AULA: 50 min DATA: 06/09/2011
CONTEÚDO
- O Saara divide a África
- Reinos de Mali e Songai
- Os Falantes da língua Ioruba
- Os Bantu e o Reino Congo
- O grande Zimbabwe
COMPETÊNCIAS
- Delinear as características da cultura africana
- Demonstrar a divisão territorial da África
- Entender as características das comunidades quilombolas
HABILIDADES
- Compreender o modelo de vida dos africanos antes dos europeus;
- Identificar como está dividido a África;
- Conhecer como vivem as comunidades quilombolas;
METODOLOGIA
As estratégias metodológicas tem como objetivo despertar a motivação dos alunos pelo assunto abordado, priorizando-se suas participações nas discussões provocadas no decorrer da aula.
1° momento: Serão feitos alguns questionamentos aos alunos a respeito do assunto abordado objetivando avaliar a visão que eles já possuem sobre a temática.
2° momento: Serão analisadas duas imagens relativas ao Continente africano com o objetivo de compreender a sua importância, extensão e significado.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Aula expositiva, Livro didático, Mapa mundi, Lousa e Giz.
AVALIAÇÃO
- Dar-se-á a partir da observação e participação dos alunos nos debates
em sala de aula, considerando-se a maturidade demonstrada em relação ao tema abordado, o interesse e senso críticos apresentados.
CONTEÚDO DA AULA
A África antes dos europeus
Falar da história do continente africano é, em parte, fácil. Ainda mais levando em conta que o continente abrigou na Antiguidade uma das maiores civilizações da época: a civilização egípcia. Mas e o restante do continente? A impressão que ficava quando nós estudávamos é que só o Egito desenvolveu uma civilização digna de nota. Mas a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas.
Organização política e social:
Reinos como Songhay, Kerma, Napata, Ashanti, Abomey, Oyo e Mossi tinham um Estado altamente organizado, com instituições complexas como um conselho de anciãos, que definia e controlava o poder exercido pelo governante da tribo – semelhante ao senado romano – e um sistema administrativo e burocrático que era muito parecido com o sistema de outras partes do mundo.
![]() |
http://www.historiazine.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/05/GuerreirasDaom.jpg |
Muitos dos reinos eram cidades-estados que tinham sua área de influência, chegando a controlar diversas outras tribos. Mas as disputas dificilmente chegavam às vias de fato, à guerra, pois os líderes africanos com o passar dos séculos desenvolveram um sistema exogâmico – quando não há casamento entre parentes próximos -, o que acabava tornando os líderes das diversas tribos parentes uns dos outros.
Quando havia uma disputa, ela era resolvida pela força organizada – apenas como agente punitivo, não como motivo para expansão territorial – ou pelo diálogo, e neste caso a resolução ficava nas mãos de um conselho de sábios formados por membros das tribos envolvidas. Mas por que este costume? Na verdade, os líderes não desejavam combater os parentes, apenas resolver o problema da melhor maneira possível, sem mortes.
Fonte: http://www.historiazine.com/2010/05/africa-antes-dos-europeus.html
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] NASCIMENTO, Elisa (org.): Sankofa: resgate da cultura afro-brasileira. volume 1. Rio de Janeiro, 1994, p. 83 e 84.
[2] Idem, p. 84
Nenhum comentário:
Postar um comentário