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Comentário de Rosimário Lima dos Santos: No Brasil, a escravidão foi uma prática existente desde o início da colonização e vitimou índios e principalmente negros vindos da África. Os africanos foram utilizados como mão de obra na economia agro exportadora do açúcar, na mineração, no cultivo das fazendas de café e desempenhavam ainda as mais diversas funções, podendo ser escravos domésticos e até mesmo vendedores ambulantes. Seu cotidiano geralmente era muito penoso. Praticamente não tinha direito a descanço, alimentavam-se mal e eram submetidos a diversas formas de tortura física e psicológica.
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: ROSIMÁRIO L. DOS SANTOS
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL
SÉRIE: 6° D
TEMPO DE AULA: 50 min
CONTEÚDO
- A viagem para a América
- O trabalho escravo
- As formas de resistência
- O sistema de feitoria
COMPETÊNCIAS
- Explorar as diversas formas de trabalho escravo no Brasil;
- Ser capaz de reconhecer os escravos como sujeitos ativos da sua história.
- Estabelecer aspectos comparativos entre a escravidão na África e no Brasil
HABILIDADES
- Identificar os diversos tipos de violência a que estavam sujeitos os escravos no Brasil;
- Apontar as diferentes formas de resistência dos negros à escravidão no Brasil.
METODOLOGIA
A estratégia metodológica tem como objetivo despertar a motivação dos alunos pelo assunto abordado, priorizando-se suas participações nas discussões provocadas no decorrer da aula.
1° momento: Aula na qual será exibida o documentário “ Mãos e Cérebros Negros, com duração de 25 minutos. e em seguida feito um debate sobre o tema, tendo como referencia o documentário exibido
2° momento: Será feito um debate sobre o tema, tendo como referencia o documentário exibido.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Televisor, Aparelho de DVD, Livro didático, Lousa , Giz e outros que se fizerem necessários;
AVALIAÇÃO
- Dar-se-á a partir da observação e participação dos alunos nos debates em sala de aula , considerando-se a maturidade demonstrada em relação ao tema abordado, o interesse e senso críticos apresentados.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANA LÚCIA NEMI/ MURYATAN BARBOSA. Projeto para Viver Juntos- História 7° ano. Editora: SM Edições, 2008
REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS
DANIEL CAETANO. Mãos e Cérebros Negros. Ministério da cultura e Fundação Cultural Palmares. 1 documentário (25 min). 2008.
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