segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O trabalho escravo no Brasil



http://www.tocadacotia.com/wp-content/uploads/2011/10/o-trabalho-escravo-no-brasil-8.jpg


Comentário de Rosimário Lima dos Santos:   No Brasil, a escravidão foi uma prática existente desde o início da colonização e vitimou índios e principalmente negros vindos da África. Os africanos foram utilizados como mão de obra na economia agro exportadora do açúcar, na mineração, no cultivo das fazendas de café e desempenhavam ainda as mais diversas funções, podendo ser escravos domésticos e até mesmo vendedores ambulantes. Seu cotidiano geralmente era muito penoso. Praticamente não tinha direito a descanço, alimentavam-se mal e eram submetidos a diversas formas de tortura física e psicológica.


COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: ROSIMÁRIO L. DOS SANTOS


                                                     PLANO DE AULA

TEMA DA AULA: O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL
SÉRIE: 6° D
TEMPO DE AULA: 50 min

CONTEÚDO

  • A viagem para a América
  • O trabalho escravo
  • As formas de resistência
  • O sistema de feitoria

COMPETÊNCIAS

  • Explorar as diversas formas de trabalho escravo no Brasil;
  • Ser capaz de reconhecer os escravos como sujeitos ativos da sua história.
  • Estabelecer aspectos comparativos entre a escravidão na África e no Brasil

HABILIDADES

  • Identificar os diversos tipos de violência a que estavam sujeitos os escravos no Brasil;
  • Apontar as diferentes formas de resistência dos negros à escravidão no Brasil.

METODOLOGIA

A estratégia metodológica tem como objetivo despertar a motivação dos alunos pelo assunto abordado, priorizando-se suas participações nas discussões provocadas no decorrer da aula.
1° momento: Aula  na qual será exibida o documentário “ Mãos e Cérebros Negros, com duração de 25 minutos. e em seguida feito um debate sobre o tema, tendo como referencia o documentário exibido
2° momento:  Será feito um debate sobre o tema, tendo como referencia o documentário exibido.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Televisor, Aparelho de DVD, Livro didático, Lousa , Giz e outros que se fizerem necessários;

AVALIAÇÃO

  • Dar-se-á a partir da observação e participação dos alunos nos debates  em sala de aula , considerando-se a maturidade demonstrada em relação ao tema abordado, o interesse e senso críticos apresentados.


http://www.podercomprar.com/images/capas/407/9788576753407.jpg



                              REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANA LÚCIA NEMI/ MURYATAN BARBOSA. Projeto para Viver Juntos- História 7° ano. Editora: SM Edições, 2008

                               

                                 REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS



DANIEL CAETANO. Mãos e Cérebros Negros. Ministério da cultura e Fundação Cultural Palmares. 1 documentário (25 min). 2008.






Nenhum comentário:

Postar um comentário